Saiba o que é Medicina Integrativa, sua importância e como ela promove mais saúde
- 1 de set. de 2022
- 4 min de leitura
Atualizado: 5 de out. de 2022
Você já experimentou procedimentos complementares e alternativos à medicina tradicional? Já ouviu falar sobre a Medicina Integrativa?

A área da saúde evolui a cada ano, e a Medicina Integrativa é mais um importante passo para que atendimentos mais humanizados e integrados aconteçam.
No entanto, por ela ser uma prática recente, muitas pessoas ficam em dúvida sobre o que ela trata e principalmente, como ela pode ser útil no dia a dia.
A medicina integrativa é uma prática que busca o tratamento completo do paciente, procurando por formas de sanar a doença e os possíveis impactos psicológicos que possam surgir com ela.
Desta forma, é possível falar que essa prática implica nos cuidados do paciente como um todo, indo muito além do consultório, uma vez que o tratamento considera outros aspectos importantes para a prática da medicina de modo geral.
Além disso, a Medicina Integrativa se destaca em relação à medicina tradicional justamente por considerar aspectos além da biologia amplamente conhecida e discutida no universo acadêmico.
Através dela, o médico precisa levar em consideração aspectos como a saúde emocional, faixa social e possíveis transtornos, entre outras características que podem interferir diretamente na cura do paciente.
Os princípios da Medicina Integrativa são:
· O paciente é fundamental no processo do tratamento;
· O entendimento da saúde do paciente leva em consideração o bem-estar dele, incluindo corpo, mente e emoção;
· O médico responsável conta com apoio de outras áreas médicas para o melhor tratamento;
· Práticas médicas não cirúrgicas são recomendadas antes de intervenções no corpo do paciente;
· Remédios podem ter prescrições administradas por todos os agentes de saúde;
· A promoção da saúde e prevenção de doenças são os maiores objetivos;
· O atendimento parte do princípio da individualidade e considera as características únicas do paciente;
· A exploração da própria saúde e o autoconhecimento por parte do paciente são fundamentais para o sucesso do tratamento;
· A garantia do autocuidado e da educação saudável por parte do paciente.
Por que a Medicina Integrativa vem fazendo tanto sucesso?
A expansão da Medicina Integrativa e seu sucesso vêm graças aos resultados alcançados quando diferentes procedimentos são alinhados para promover a cura dos pacientes. A partir da visão de uma cura mais ampla, os resultados são mais eficazes.
Aqui estão as principais vantagens dessa prática médica:
· Melhora o bem-estar do paciente
Ao contrário da medicina convencional, que atua de forma pontual, a medicina integrativa busca manter a saúde da mente e do corpo, sempre que possível.
· Recuperação mais rápida
Através da implantação da medicina integrativa, o paciente conta mais apoio.
Com isso, os resultados de um tratamento mais rápido e acelerado são mais garantidos.
· Menor dependência de medicamentos
As intervenções naturais acabam sendo priorizadas dentro deste cenário de trabalho, reduzindo assim a dependência de medicamentos para o processo de cura.
· Autoconhecimento
Outro benefício importante é o desenvolvimento da percepção do próprio paciente que ele é responsável pelo seu tratamento, ou seja, o despertar para a autocura. Através dessas técnicas complementares, o paciente deixa de ser “passivo” em relação ao seu processo e se engaja com mais determinação e disciplina.
· Preserva a individualidade do paciente
Aqui, como as práticas cirúrgicas são evitadas, o paciente tem a opção do uso de técnicas menos invasivas em seu tratamento.
O que muda na relação entre profissionais e pacientes?
A Medicina Integrativa traz mudanças na relação entre os profissionais da saúde e seus pacientes. Isso por que a relação deixa de ser apenas específica (tratar uma bronquite, por exemplo) e passa a ser mais terapêutica (quando ela surgiu, em que momentos atacam e quais técnicas aliviam os sintomas?). O foco sai da doença e passa a estar no indivíduo.
Isso exige dos profissionais um olhar mais aguçado e treinado, pois a demanda não é mais a cura de uma doença, mas a criação de um ambiente de bem-estar para o paciente. Nesse sentido, é preciso saber ouvir e construir com o paciente o caminho ideal para a solução dos seus problemas.
Abordagens que fazem parte da Saúde Integral da Hígidus:
· Auriculoterapia
É uma terapêutica, considerando o pavilhão auricular uma zona reflexa do corpo – microssistema e nela são realizados estímulos. Não invasivo; diminui ansiedade e depressão; efeito sedativo, calmante e analgésico; equilibra as funções do sistema nervoso central, digestivo e respiratório;
Ativa a circulação sanguínea.
· Terapia Ortomolecular
É uma abordagem médica complementar que procura detectar e corrigir o desequilíbrio das funções celulares, evitando que o corpo esteja num processo constante de inflamação.
· Injetáveis
O uso de medicamento injetável é muito comum e representa o grande avanço da medicina. São indispensáveis em diversos tipos de tratamentos.
· Neurofuncional
O objetivo é avaliar os déficits funcionais e, através de exercícios direcionados, promover padrões motores adequados, melhora da força, coordenação motora e equilíbrio.
· Liberação Miofascial
É uma manipulação de tecidos moles para a liberação da fáscia que envolve todo o organismo. Melhora a oxigenação dos tecidos; favorece a mobilidade articular e a flexibilidade dos movimentos; diminui a tensão e pontos dolorosos da musculatura; produz bem-estar ao corpo.
· Medicina Germânica Heilkunde
Abordagem terapêutica alternativa que leva em consideração a natureza com sentido biológico, ocorrendo nos três níveis: psique, cérebro e o órgão.
· Massagens Terapêuticas
A terapia milenar consiste na manipulação de tecidos do corpo para promover relaxamento geral, diminuir tensão, dores, equilibrar o corpo energético, diminuindo a insônia e ansiedade.
· Aromaterapia
É uma técnica natural que utiliza o aroma liberado por diferentes óleos essenciais para estimular partes do cérebro.
· Fisioterapia
Especialidade que atua na prevenção e na reabilitação da capacidade física e funcional das pessoas.
· Nutrição
Especialidade que estuda de forma detalhada todas as propriedades dos alimentos com foco em soluções para promover a saúde a partir da alimentação.
Você já conhecia a Medicina Integrativa? Compartilhe este artigo com outros amigos para que também conheçam e trabalhem com um atendimento cada vez mais humanizado.
Comments